sábado, 12 de abril de 2014

Avatar é um Anime para Você?

Estamos acostumados com as enxurradas de animes que saem todos os anos com novas histórias muito criativas, fazendo companhia às grandes animações encontradas no lado ocidental do mundo e que muito fizeram a cabeça das crianças, adolescentes, jovens, adultos, enfim, milhões de pessoas. Esta fórmula é bastante apreciada e no Japão é uma unanimidade.
Não somente no Japão, uma vez que muitas pessoas ao redor do mundo apreciam a cultura japonesacom muito fervor, se idenfiticando mais com a cultura de lá do que com a do seu país natal.
Justamente por ser algo tão certo, influenciador e muito admirado, os animes se difundiram por todo o mundo e com isso várias outras produções foram criadas. Aqui no Brasil mesmo já existiu animes e no Estados Unidos podemos pegar um exemplo da popularização da cultura japonesa.
Uma animação de grandes proporções fez muito sucesso na década passada, inclusive no Brasil. A série Avatar trouxe ao ocidente a cultura asiática, as artes marciais e todo o misticismo presente nas terras chinesas e japonesas, que estão mescladas na história, faz de Avatar um correspondente muito interessante da cultura animê em geral.
Mas, chegamos com isto a uma pergunta um pouco incomodante. Avatar é considerado um anime, assim como as produções brasileiras, mesmo não tendo sido criado dentro do Japão? Um anime precisa ser necesseriamente do Japão para ser considerado como tal? Ou será que qualquer coisa produzida fora das terras nipônicas é considerada como uma animação inspirada nos animes?
Bem, isto é algo relativo e aberto à respostas das mais variadas, o que podemos dizer é que Avatar é bom demais, sendo anime ou não. E você o que é que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário