segunda-feira, 14 de abril de 2014
Não é "desenho", é anime. Sinto muito é desenho sim.
A animação japonesa é um entretenimento que se popularizou num ritmo bem acelerado. Em termos de mercado o Brasil ainda é fraco nesse segmento, mas se vermos países como EUA é bem fácil encontrar blu-ray de animes populares e nem tão populares assim, como Asobi ni Iku yo!.
Essa realidade ainda é distante para o Brasil, apesar que o mercado de mangas anda num ritmo mediano no nosso país. Não é de agora que nerds de anime conhecido como otakus se tornaram populares de se encontrar hoje em dia. E como em qualquer nicho temos sempre os que levam muito a serio o que gostam.
Não é de agora que um comportamento normal no meio otaku se repete quase que diariamente na internet e nas ruas. O tal do "Não é desenho, é anime". Na minha opinião esse tipo de comportamento é algo totalmente desnecessário, primeiro querendo ou não anime é uma animação, não deixa de ser desenho. Anime nada mais do que um termo criado no japão para se designar a desenho animado, tanto que tem pessoas la que chamam desenho americano de American Anime.
O problema desse comportamento de que tem que chamar desenho japonês de anime é que nenhum dos dois lados esta errado. Você tanto falar que é um desenho, animação ou anime esta certo. So estaria errado se você não especifica-se a localidade da obra, que é no japão e falar que é um desenho chines, nesse ponto ai temos um erro.
Porem o que leva esse comportamento otaku? Na maioria das vezes eu vejo uma insegurança no gosto de determinada pessoa. Por falar que o anime é um desenho elas entendem que você esta infantilizando a obra ou simplesmente tirando o mérito da animação japonesa. Por você falar desenho o otaku em questão acha que você esta chamando ele de criança ou uma pessoa infantil e que não cresceu. Nunca entendi o que tem de errado a pessoa gostar de animação. Não é se você ve uma animação japonesa ou americana que vai determinar se você é infantil, adulto ou intelectual. O que vai determinar isso em você é a maneira como você age na sociedade.
Logico que muitos no nosso país tem a visão de que um desenho ele obrigatoriamente é dedicado ao publico infantil, onde essa visão foi provocada pelo fato do Brasil so se focar em animações para o publico infantil, então o brasileiro ver desenho como algo feito apenas para crianças é algo normal, isso virou algo cultural do nosso povo. No caso dos EUA eles tem seu publico alvo, onde nas suas animações eles tentam pegar o publico geral e nos seus quadrinhos eles vareiam de publico infantil ate o adulto. A única coisa que discordo nos quadrinhos americanos é que eles se focam demais no publico nicho e não num publico geral para seus quadrinhos. Diferente do Japão que tanto suas animação e seus quadrinhos tem seu publico chave.
O Otaku vai da insegurança de ser mal visto com o que ele gosta, ou não ser levado a serio pelo publico. Chegando ate o simples elitismo de achar na obrigatoriedade que as pessoas que não conhecem esse tipo de entretenimento tem que falar os termos que esse grupo falam como: anime, shonen e cia. Logico que termos servem para facilitar a velocidade do entendimento, mas você descer a lenha em quem não conhece a animação japonesa vai fazer ele se interessar por isso ou ele vai simplesmente se afastar por causa do publico? É fácil saber a resposta.
Nos gostamos tanto de algo que muitas vezes não percebemos quando estamos sendo inconvenientes e mal educados com as pessoas que não conhecem. Não é você dizendo que desenho japonês é anime que vai fazer sua obra ser a melhor coisa do universo. Anime é um gosto, uma diversão. Assim como tem filmes, livros e jogos, existe animes e vão ter pessoas que vão amar ou odiar o que você gosta.
Não cabe a nos decidirmos de como as pessoas vão analisar esse tipo de obra. O máximo que podemos fazer é assistir e respeitar quem gosta e quem não gosta disso. Mas caso alguém te chamar de criança por gostar disso simplesmente não ligue, você esta no seu direito de assistir o que bem entender. Caso ele ficar insistindo vai estar mais que evidente que quem é infantil não é você e sim ele.
Logico que vai ter pessoas que vão discordar da minha opinião em relação a isso. Porem nunca vi nada de ofensivo em chamar um anime de desenho, não vai ser isso que vai deixar a animação ruim. Fique a vontade para expressar sua opinião, você acha certo esse comportamento ou tem que saber ser tranquilo com as pessoas sobre esse tipo de coisa?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário